Fala-se muito do crescimento de consumo de azeite por parte do Brasil. Lamentavelmente percebe-se que ha muito a fazer para criar uma cultura do azeite pois o consumidor Brasileiro desconhece ainda, o que é azeite de qualidade….
As importações de genuínos Azeites Extra Virgens são minimas.! Para efeitos alfandegários eles estão compreendidos dentro da categoria de azeites virgens donde estão também os virgens propriamente ditos (Azeites com defeitos organolépticos) e os lampantes (proibidos de ser consumidos) os quais necessariamente deverão ser refinados para ser para ser consumidos.
Os azeites Extra Virgens são azeites que cumprem com parâmetros químicos e que sensorialmente não possuem defeitos. Para efeitos alfandegários, fazem parte da categoria dos Virgens fato este que cria confusão nas avaliações dos compradores leigos.
O Azeite de oliva Extra Virgem ou Virgem Extra é uma verdadeira especialidade no mundo do azeite. O maior volume importado pelo Brasil, é de azeites produzidos industrialmente a partir de azeitonas colhidas muito maduras, defeituosas e tratadas industrialmente.
Portugal principal pais de origem das importações Brasileiras, vende ao Brasil grandes volumes de azeites industriais, através de suas empresas engarrafadoras que por sua vez importam azeites de diversas origens à Portugal. Ha uma fatia pequena de bons Extra Virgens originados em Portugal. Eles são vendidos em casas especializadas, longe do grande consumo.
