Azeites Extra Virgens de Qualidade

Os Azeites Extra Virgens Ouro de Sant’Ana se enquadram na categoria de azeites Extra Virgens Premium. Eles são resultantes de um cuidadoso processo produtivo e de extração que se inicia no campo na produção de frutos sadios, colhidos num ponto de maturidade denominado precoce ou antecipado e processados poucas horas após a colheita.

No olival as oliveiras são cultivadas seguindo as melhores práticas agrícolas, para produzir azeitonas sadias, de qualidade, com segurança alimentar, isentas de qualquer tipo de resíduo indesejável. Abraçamos a causa do controle integrado de pragas e doenças utilizando fitofármacos de baixo impacto, a maioria deles utilizados nos cultivos ecológicos. A partir da safra 2020 não utilizamos herbicidas.

A colheita das azeitonas é manual, num ótimo ponto de maturidade definido como colheita precoce ou antecipada. Isto garante maior frescor e intensidade aromática com maior conteúdo de poli fenóis, vitaminas, nutrientes além de sanidade. As azeitonas,  colhidas manualmente, são colocadas em caixas de 20 quilos. O lagar fica dentro do olival, permitindo que as azeitonas sejam processadas artesanalmente, poucas horas após colhidas.

Os azeites são extraídos a baixas temperaturas (< 27 graus Celsius), por centrifugação e são vendidos no mercado com a marca Ouro de Sant’Ana, celebrando suas origens em Sant’Ana do Livramento, RS.; são azeites de uma qualidade excepcional. Especial cuidado é colocado depois de processados, para a correta armazenagem objetivando evitar que os azeites se deteriorem.

A linha de azeites Extra Virgens Ouro de Sant’Ana  é composta por azeite filtrados entre eles: mono – varietais  Arbequina e pelo Premium Blends Intenso e Suave além do não filtrado, azeite novo vendido com a marca Ouro de Santana Novello.

Paixão, dedicação, profissionalismo e imenso respeito ao consumidor fazem parte deste empreendimento familiar, dedicado integralmente à esta nobre e secular atividade.

Na produção dos azeites, somos muito rigorosos em fatores importantes para a obtenção de produtos da maior qualidade. Entre estes fatores podemos mencionar:

  • Ótima sanidade dos frutos através de tratos fitossanitários oportunos e de baixo impacto;
  • condição/maturidade das azeitonas na colheita antecipada;
  • Colheita manual e transporte da azeitonas em caixas de até 20 quilos, até o lagar, imediatamente depois;
  • processo de extração:  
    • Nosso mini frantoio (200 quilos/hora) acompanha o ritmo da colheita de modo que num dia, não fica azeitona para ser processada no dia seguinte;
  • Exceto o azeite Novello, filtramos os sumos/azeites produzidos
  • A armazenagem dos azeites extraídos é feita em tanques inertizados com Nitrogênio para evitar a oxidação;
  • O engarrafamento ocorre com as garrafas inertizadas;

2frutosProds

Var. Picual em ótimo ponto para azeitona de mesa ou azeite

As azeitonas que dão origem aos azeites Ouro de Sant'Ana, são processadas dentro de poucas horas de colhidas.

Fator Critico de Sucesso na qualidade do azeite: Tempo Transcorrido entre a Colheita e o processo

O lagar OlivoPampa está localizado dentro do olival no município de Santana do Livramento, RS.

Linha de Azeites Ouro de Sant’Ana 

 Produzidos com parâmetros de qualidade mais exigentes a que os requeridos pelo COI para a categoria Extra Virgens.

O link abaixo informa sobre alguns parâmetros de qualidade sugeridos para a criação de uma nova categoria: Ultra Premium:
 

http://www.upoliveoil.com/chemistry-requirements/default.html

 

RE: Azeite Ouro de Sant’Ana Novello

A colheita 2022 (fevereiro-março) será a sétima edição do azeite Extra Virgem Ouro de Santana NOVELLO. Conceito de produto, muito apreciado pelo publico consumidor dos países produtores de azeites de qualidade e grande consumo per capita  como Espanha, Itália, Grécia, etc. No Brasil, a produção e venda de Ouro de Sant’Ana Novello iniciou-se no ano 2015 por iniciativa de Olivopampa. A cada ano que passa a procura de Novello, supera todas as expectativas.

NOVELLO é um “Blend” Extra Virgem, multi varietal de azeites “verdes” sem filtrar produzidos a partir das primeiras azeitonas das variedades que nos outorgam uma colheita cedo a cada ano. Entre elas se destacam os cultivares Arbequina, Frantoio, Manzanilla, Maurino, etc. Novello é engarrafado logo depois de um breve processo de decantação.  Este tipo de azeite é também denominado:  Azeite Novo, “Olio Nuovo, Grezzo, Aceite Nuevo”, Novinho, etc Trata-se de um azeite muito procurado por suas propriedades benéficas para a saúde.

As azeitonas são colhidas na modalidade de colheita antecipada e que corresponde a um ponto de maturidade para a obtenção de azeites de alta intensidade aromática e sensorial, além do maior numero de substancias benéficas para a saúde como Poli fenóis, toco fenóis, etc. Diferencia-se muito dos azeites clássicos e incluso dos novos/filtrados pela maior  intensidade de seus aromas e sabores.

Pelo maior conteúdo de polpa em suspensão, sugerimos que seja consumido rapidamente. O diferencial dele é que é produzido e entregue logo nos inícios da colheita que ocorre em março. No sul do Brasil ocorre nos dias que antecedem à Pascoa, oferecendo ao consumidor brasileiro, um produto de qualidade diferenciada, saudável, fresco e intenso num período de grande consumo de azeite.

Nossa produção é própria, originando-se num olival que está localizado do lado do moinho/lagar. A extração do azeite ocorre logo depois de termos as azeitonas colhidas, garantindo assim um produto de qualidade, verdadeiramente diferenciado.

Ouro de Sant’Ana Novello é ainda uma novidade para o consumidor Brasileiro, habituado a consumir azeites produzidos de azeitonas maduras  muitos deles com baixos indices de frutado, amargo e picante ou com defeitos sensoriais decorrentes entre outros aspectos, do tipo de colheita de azeitonas maduras, armazenadas inadequadamente antes do processamento., etc.

Em se tratando de um azeite diferenciado, único no mercado de azeites, NOVELLO é vendido unicamente na modalidade de pré-venda ou por encomenda. Não construímos estoque de reposição. Nosso compromisso é produzir sempre, uma edição  limitada de Novello. O azeite encomendado, é entregue numa única oportunidade, logo depois de produzido.

As pessoas físicas podem fazer seus pedidos através da loja virtual:  loja.ourodesanta.com.br e as pessoas jurídicas: empórios, revendedores, etc. deverão encomendar por correio eletrônico ao endereço: olivopampa@olivopampa.com.br prévio fornecimento de seus dados cadastrais para os novos clientes interessados.

É importante a cada ano em janeiro, garantir seu Novello para apreciar e degustar um Extra Virgem de edição limitada, fresco, equilibrado, genuíno e saudável, num mercado que aprecia o frescor e procura de alimentação saudável, de qualidade.

A continuação compartilho artigo (traduzido do Espanhol) proveniente do Blog “Directo del Olivar” sobre os azeites Novos, sem filtrar.

Azeite de oliva Sem Filtrar e suas diferenças com o azeite filtrado

¿Quais são as diferenças entre um azeite tradicional filtrado e um sem filtrar? ¿é recomendável utilizar azeite de oliva virgem extra sem filtrar, para cozinhar? São perguntas recorrentes que nos fazem muitos consumidores, agora que o azeite sem filtrar está outra vez de moda e podemos encontra-lo em diversos pontos de venda.

1.1 Azeite sem filtrar, suco natural de azeitonas

Da mesma forma que um suco de laranja recém exprimido, o suco de azeitonas recém extraído, contem impurezas, que são basicamente partículas de agua, pele, polpa e caroços procedentes diretamente do fruto: a azeitona. O azeite é extraído da massa de azeitonas trituradas, primeiro numa centrifuga horizontal que separa os sólidos (polpa, caroço e pele), e despois normalmente, numa centrifuga vertical onde são separados  os líquidos (aceite y agua). Embora nesse processo, sempre ficam impurezas integradas no suco.  Estas impurezas com o tempo, são decantados de forma totalmente natural, bem en depósitos de decantação o nos depósitos do lagar, donde reposa el aceite até seu engarrafamento. Este proceso de decantação natural, devido à diferença de densidades, faz que as impureza se precipitem no fundo e possam ir se eliminando. Esta operação pode ser mais o menos lenta, em decorrência de vários fatores, tais como o ponto de de maturação das azeitonas, da temperatura e do processo de extração.

O azeite sem filtrar contem mais poli fenóis

O azeite de oliva fresco, sem filtrar contem entre 1% e 3% de impurezas, que como faláramos, sao partículas de agua e azeitona principalmente.  Es por isso que este zumo é mais denso e tem um aspecto turbo, que se modificará pouco a pouco de forma natural por ação da gravidade, temperatura e tempo, exatamente igual ao que sucede com o suco de laranja recém extraído. É uma criatura viva, que quando fresca possui um conteúdo máximo de clorofilas e poli fenóis pela sua cor turba, além de um sabor amargo e picante mais intenso.. É característica principal de la vitamina E e outros antioxidantes naturais (oleo-cantal, tirosol, etc.) presentes de forma importante somente nos azeites virgem extra de qualidade superior, e em maior grau nos que estão sem filtrar, como aquele que lhe mostramos aqui. É por este motivo que recomendamos utilizar este suco cru na sua forma natural, para cozinhar a baixas temperaturas (guisos, etc.) mas, não para frituras a altas temperaturas.

Aceite de oliva verde sin filtrar 5 litros

O Azeite sem filtrar é melhor recém engarrafado

As impurezas presentes no azeite de oliva fresco, sem filtrar são as responsáveis de que se oxide mais rápido, consequentemente há que protege-lo de forma muito cuidadosa, especialmente da luz e do calor. Por este motivo, recomendamos sempre comprar azeite de oliva sem filtrar, diretamente do produtor e armazenar ele dentro e sua embalagem (caixa), num local fresco, onde é possível conservar ele em perfeito estado, aproximadamente 12 meses, embora sempre recomendemos consumir ele nos primeiros seis meses depois da colheita.

Nota: A nova embalagem Bag in Box de 3 e 5 litros (fotografia),  possibilita embalar os azeites num envase propicio, isento de oxigênio e luz.

 

No te pierdas: El aceite de oliva en rama, qué es y cómo se hace(click para abrir en una nueva ventana).

Comprar aceite de oliva Extra Virgem sem filtrar

Convencidos das bondades do azeite sem filtrar, devemos levar em consideração tres questões:

  1. O ano da colheita. O grande atributo dos azeites sem filtrar é sua juventude. É importante que fique claro que trata-se de um azeite fresco (Novo), recém produzido, da última colheita. No Brasil a colheita ocorre em fevereiro e março.
  2. Condições de armazenamento. O azeite sem filtrar muda rapidamente suas propriedades originais quando exposto à luz e ao calor. Ele muda de cor, aroma e sabor. Estes aspectos ambientais são contrários à preservação da qualidade fazendo que ele se decante e oxide rapidamente. É por esse motivo que os azeites sem filtrar nas gondolas dos supermercados, tem maior risco de caducar em um curto tempo. Consequentemente, há que valorar a necessidade de comprar o não nesse ponto de venda.
  3. A data de validade que marca o rotulo. Embora a data de consumo possa indicar que o azeite ainda tem 6,12 ou até 18 meses, a realidade e outra. Se não está bem conservado longe da luz e do calor tal como indicado no rótulo, é provável que o azeite  acelere seu processo de envelhecimento ou oxidação e não seja virgem Extra antes do que indica seu rótulo. Isto é muito frequente nos Supermercados onde os focos da luz direta e temperatura fazem que o azeite perda sua virgindade. prematuramente. Nota O bloco intitulado Azeite de oliva Sem FILTRAR e diferenças com o azeite filtrado

Aceite de oliva sin filtrar ecologico

Nota: 

O bloco intitulado Azeite de oliva Sem FILTRAR e diferenças com o azeite filtrar, é uma tradução do artigo publicado por “Ricardo Directo del Olivar” seguindo a seguinte declaração em espanhol: “Si te parece interesante, reenví ele por E mail o compártelo por WhatsApp con la gente que aprecias.. Todo el contenido que desarrollamos es original y está protegido por derechos de propiedad intelectual. Por favor, úsalo siempre mencionando la fuente de información 🙂

¡Muchas gracias por tu apoyo!
Salu2, Ricardo”.
DirectodelOlivar.com 
 
 
 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *